Entenda mais sobre a Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática (PRSAC) e sobre as ações com vistas à sua efetividade.

Por: UHY Bendoraytes 22 de agosto de 2023

Nos últimos anos o Banco Central (Bacen), tem abordado normativas mais efetivas com o intuito de aprimorar as regras de gerenciamento de riscos social, ambiental e climático aplicáveis ao Sistema Financeiro Nacional (SFN). Mais recentemente, entrou em vigor um conjunto de normas ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança)  emitidas pelo Banco Central, buscando maior visibilidade dos processos de Gestão Integrada de Riscos e reporte para o Banco Central, exigindo um maior detalhamento de riscos sociais, ambientais e climáticos.

O Banco Central pretende estabelecer uma série de medidas e normas de prevenção e aprimoramento continuo voltadas às politicas de sustentabilidade, por isso, além das proposições do Edital, o Conselho Monetário Nacional e o BC vêm fazendo uma série de novas exigências de práticas em direção à implementação de medidas Environmental, Social and Governance (ESG), como por exemplo:

Esg3 1

Até a emissão da resolução 4.943/21, o Banco Central mensurava apenas risco socioambiental, com a adesão de um arcabouço normativo o Banco Central os riscos social, ambiental e climáticos deverão estar integrados ao processo de gestão de riscos, exigindo o desenvolvimento de novos mecanismos que permitam realizar essas atividades, mas como ser dará isso na prática?

Pexels Pixabay 461593 2

Definições atualizadas para os riscos social, ambiental e climático

Pexels Erik Karits 10268580 2

Impactos na estrutura de gestão de riscos nos Bancos

Pexels Roshan Dhimal 3866067 1

Interação dos riscos ESG com os demais riscos

Entenda mais…

Apresentar definições sobre riscos social, ambiental e climático (acrescentado), de forma segregada e com exemplos que ajudam a elucidar a visão do regulador.

Entenda mais…

A nova regulamentação leva aos bancos um nível de detalhamento muito superior sobre como devem atuar, adicionando o risco climático no processo de gestão de riscos integrado, que não era citado pelo regulador até então.

Entenda mais…

A instituição deverá, para os riscos social, ambiental e climático, considerar a interação com os demais riscos, como crédito, mercado, liquidez e operacional.

A UHY e o seu papel na asseguração das políticas ESG


Nós da UHY Bendoraytes estamos preparados para auxilia-lo na jornada de implementação e asseguração das políticas ESG. As divulgações relacionadas à ESG que são objeto de asseguração por auditores independentes têm mais credibilidade e mitigam o risco da empresa em divulgar informação com erros, inconsistências ou que podem ser interpretadas como greenwashing ou bluewashing.

É altamente recomendado que instituições financeiras adequem sua politicas, e mais do que isso, avaliem a maturidade das informações ESG apresentadas ao mercado – ou que a empresa pretende divulgar ao mercado – para que seja possível obter uma visão preliminar sobre a estrutura do relatório que a companhia deseja divulgar, além de ter uma melhor visibilidade dos aspectos de melhorias referentes aos controles internos, às evidências disponíveis e à governança.

Publicado em: 22 de agosto de 2023 por