SEM DOR, SEM GANHO

Por: UHY Bendoraytes 16 de fevereiro de 2024

Qualquer que seja sua opinião sobre a tecnologia, a inteligência artificial está aqui para ficar. As empresas da UHY estão adotando algumas das mais recentes ferramentas alimentadas por IA, enquanto mantêm um olhar atento sobre os desenvolvimentos futuros.

Há apenas alguns anos, a Inteligência Artificial (IA) era pouco mais do que um tópico de discussão sério para profissionais de TI, fãs de ficção científica e futurólogos. Todo mundo tinha ouvido falar dela, mas a maioria de nós não tinha certeza do que ela fazia. Hoje, está em todos os lugares.

Graças ao surgimento do ChatGPT e de outras ferramentas de IA “generativas”, o potencial da IA, para o bem e para o mal, é o destaque nos noticiários noturnos e causa debates acalorados em lares, cafeterias e escritórios ao redor do mundo. Ela vai tirar nossos empregos? Vai dominar o mundo? Por outro lado, ela vai tornar nossas vidas mais fáceis e satisfatórias?

Esse debate é refletido no campo dos serviços profissionais, onde a IA também provoca emoções mistas. A tecnologia já está sendo usada em algumas áreas da contabilidade e tem o potencial de ser utilizada em muitas outras. Mas será que ela tornará alguns empregos nas profissões obsoletos? E poderia a dependência de tecnologia inteligente e autoaprendizagem para nossa saúde financeira ter consequências não intencionais?

IA: O AGENTE DE MUDANÇA

No momento, ninguém pode ter certeza das respostas para essas perguntas, mas algumas coisas parecem claras: a IA é um agente transformador, potencialmente a força mais disruptiva desde a Revolução Industrial, e sem dúvida está aqui para ficar.

“A IA está se fundindo agora com nossas vidas cotidianas, seja nos serviços profissionais como contabilidade ou em muitas outras áreas da vida”, diz Allan Kong, diretor da UHY-ASK em Hong Kong. “Está se fundindo a ponto de torná-la imparável. Mas sou otimista. Acredito que trará mais benefícios do que problemas.”

Na contabilidade, pelo menos, essa visão otimista é amplamente compartilhada. Michael Antovski, diretor de operações da empresa membro dos EUA, UHY Advisors, Inc., acredita que a IA tem sido parte de nossas vidas profissionais e pessoais por vários anos, mesmo que não a tenhamos categorizado como tal.

“Devemos abraçá-la, mas sermos intencionais sobre como a usamos”, diz ele. “No que diz respeito à contabilidade, estou otimista de que a IA trará benefícios para nossa profissão como um todo e melhorará as carreiras de nossos colegas.”

O CASO DO OTIMISMO

De onde vem esse otimismo? Em parte, isso se deve aos impactos positivos que a IA, o aprendizado de máquina e a automação de processos robóticos (RPA) já estão tendo na profissão.

A UHY Hacker Young, firma membro da UHY no Reino Unido, já utiliza diversos tipos de ferramentas semelhantes à IA em suas operações. O DataSnipper, por exemplo, pode identificar e destacar automaticamente informações importantes em montanhas de documentos, desde extratos bancários até notas escritas à mão. Ele não apenas realiza essa digitalização de documentos mais rapidamente do que um ser humano jamais poderia, mas também é mais preciso e minucioso. “Provavelmente, os humanos deixariam passar algumas das informações valiosas contidas nesses documentos”, diz James Astley, sócio do grupo de auditoria da UHY Hacker Young.

Capturar

Também utilizamos uma plataforma de risco financeiro alimentada por IA. Podemos carregar um livro-razão inteiro, potencialmente milhões de linhas de transações, e ela identificará aquelas que considera de alto risco, com base em determinados critérios.

Por exemplo, se um pagamento foi feito à meia-noite de um sábado via conta corporativa, isso pode justificar uma investigação mais aprofundada.

Sempre foi o trabalho dos contadores destacar transações atípicas. Cada vez mais, novas ferramentas de IA estão ajudando-os a analisar rapidamente e com precisão vastos volumes de documentos e dados transacionais, liberando tempo que pode ser gasto com os clientes para investigar e discutir anomalias. Dessa forma, a IA pode mudar o serviço que os profissionais oferecem, frequentemente possibilitando insights adicionais para ajudar a melhorar ainda mais as empresas dos clientes.

MÚLTIPLOS PAPÉIS

Esses estão longe de serem os únicos papéis que a IA pode desempenhar no campo da contabilidade. Nos EUA, Michael fala sobre um software de documentos que revisa contratos e fornece análises que os profissionais humanos da empresa então usam para adaptar os conselhos que fornecem aos clientes. Enquanto em Hong Kong, Allan e sua equipe têm desenvolvido sua própria plataforma de contabilidade alimentada por IA para PMEs chamada SmartLedgers. Isso será capaz de realizar serviços de contabilidade, consultoria e contabilidade para empresas clientes. A plataforma está atualmente em desenvolvimento, tendo recebido apoio do Programa de Incubação do Parque Científico de Hong Kong.

SmartLedgers é um programa multifacetado que automatiza tarefas básicas de contabilidade para PMEs e, em seguida, realiza análise de dados para fornecer insights valiosos para os negócios. “Nosso objetivo é que a IA forneça automaticamente informações, como o item mais vendido da empresa ou seus meses com pior desempenho”, diz Allan. “Eventualmente, ela fornecerá comparações de setores com empresas similares, oferecendo sugestões de melhoria com base em comparações com o mercado como um todo ou seus principais concorrentes.”

Capturar1

Nesses cenários, os benefícios das ferramentas alimentadas por IA são óbvios. O SmartLedgers é voltado para pequenas empresas que podem ter dificuldades para contratar contadores em tempo integral ou consultores. Essas empresas não necessariamente têm os recursos internos para aproveitar ao máximo as montanhas de dados valiosos dos clientes disponíveis para eles. No futuro próximo, a IA irá escanear, analisar e fazer sugestões com base nesses dados automaticamente, tornando as empresas mais focadas no cliente e eficientes.

VANTAGENS INTERNAS

Há outros benefícios também. Michael diz que as ferramentas de IA que sua empresa usa atualmente são tão benéficas para os funcionários quanto para os clientes. “Antes da IA, o processo de revisão de contratos, por exemplo, era feito manualmente por nossos colegas”, acrescenta. “A IA permite que os colegas se concentrem mais na própria revisão e sejam consultivos com os resultados.”

Os defensores da IA frequentemente citam esse papel de economia de tempo como motivo para otimismo. A tecnologia em geral, e a IA em particular, podem automatizar tarefas rotineiras e repetitivas,

permitindo que os profissionais se concentrem em atividades mais complexas, sensíveis ou de maior valor. A contabilidade alimentada por IA será menos sobre contabilidade e mais sobre consultoria empresarial.

E a IA também está sendo usada internamente para ajudar as empresas de contabilidade a operar de forma mais eficaz. No Reino Unido, James diz que a empresa tem utilizado ferramentas semelhantes à IA para analisar dados dos passes de porta. Ao fazer isso, ela pode fornecer insights valiosos sobre

Capturar2

como o espaço do escritório está sendo utilizado e o quão suavemente está progredindo a transição para o trabalho híbrido permanente. Isso pode levar a um uso mais eficiente do espaço. Também é possível integrar ferramentas de IA com funcionalidades de prédios inteligentes e reduzir custos de serviços públicos e segurança.

OS PERIGOS DA IA

Com todos esses benefícios, não é surpresa que a IA seja geralmente bem-vinda pelos provedores de serviços profissionais. Ela oferece o potencial de transformar informações em insights de uma maneira que anteriormente era impossível ou tão trabalhosa a ponto de ser impraticável.

Mas existem ressalvas. Michael menciona que devemos usar a IA “intencionalmente” e que as informações produzidas pela IA precisam ser verificadas por outros meios.

Especialistas em tecnologia destacam a necessidade de ter certeza do que a IA está fazendo e impor limites às suas ações. A IA está progredindo o tempo todo e, por meio do aprendizado de máquina, pode ensinar a si mesma a ser melhor nas tarefas atribuídas a ela. Devemos estar cientes da possibilidade de que o que a IA identifica como a melhor maneira pode não ser a mais segura, ou a que melhor garante a privacidade dos dados ou protege a conformidade regulatória, e incorporar verificações e equilíbrios relevantes.

Capturar3

Também existem desafios em torno da implementação da IA. “Uma questão-chave é encontrar o talento que possa entender e implementar essas poderosas ferramentas”, diz James. “Além disso, a profissão precisa de pessoas que possam comunicar os benefícios da IA tanto para os funcionários quanto para os clientes.”

A tecnologia às vezes é vista como um grande equalizador. Nessa interpretação, pequenas empresas que adotam a tecnologia certa podem fazer coisas que anteriormente estavam disponíveis apenas para concorrentes maiores com bolsos mais profundos. Isso é verdadeiro, por exemplo, para a análise de dados.

Mas a implementação da IA também tem o potencial de ampliar o fosso entre os que têm e os que não têm acesso à tecnologia. As ferramentas podem se tornar cada vez mais acessíveis. O talento para entender, implementar, adaptar e manter essas ferramentas provavelmente não será tão acessível.

“Há claramente questões para os processos de recrutamento e treinamento das empresas”, diz James. “Os contadores tradicionalmente não são excessivamente confortáveis com a tecnologia. Isso está mudando, mas a IA acrescentou urgência ao processo. Os contadores cada vez mais precisam das habilidades técnicas para entender e aplicar a IA e explicar seus benefícios para colegas e clientes.”

Capturar4

O FUTURO DA IA NA CONTABILIDADE

Essas são preocupações reais, mas a implementação da IA em serviços profissionais provavelmente irá acelerar mesmo assim. O trem já partiu da estação e a direção parece estar definida.

Então, como poderá ser o futuro próximo quando a IA se infiltrar ainda mais na pilha de tecnologia contábil? Provavelmente envolverá chatbots. “Certamente é possível para um chatbot alimentado por IA responder a consultas básicas de contabilidade com o suporte do ChatGPT e do OpenAI”, diz Allan. “Já estamos planejando implementar essa tecnologia no SmartLedgers.”

James acredita que um papel óbvio para a IA está no novo processo de integração de clientes. Permitir que a IA localize, verifique, valide e arquive a documentação relevante economizaria tempo e dinheiro para todos os envolvidos. O software também poderia criar cartas de compromisso personalizadas e orientar os clientes no básico do processo de integração técnica. O toque humano é uma parte importante da construção de relacionamentos e confiança em serviços profissionais, mas ter que contatar um humano apenas para solicitar uma alteração em um documento pode ser frustrante.

Haverá muito mais no futuro impulsionado pela IA, é claro. Como sociedade e profissão, provavelmente estamos longe de compreender todo o potencial da tecnologia. Mas precisamos entendê-la. Empresas de serviços profissionais que não compreendem a importância transformadora da IA correm o risco de ficar para trás. A revolução da IA está apenas começando.

Contribuidores da UHY:

Michael Antovski, UHY LLP, EUA James Astley, UHY Hacker Young, Reino Unido Allan Kong, UHY-ASK, Hong Kong

Publicado em: 16 de fevereiro de 2024 por